Marketing Sensorial: como criar ambientes únicos

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Por Rebeca Vieira,  Gerente de Marketing & Comunicação da G4S Brasil


Marketing Sensorial – aprenda a usar os cinco sentidos para influenciar e criar vínculo com clientes na administração de espaços

 

Marketing Sensorial para criar ambientes únicos

 

O Marketing Sensorial é a prática de usar os sentidos (audição, olfato, paladar, visão e tato) para influenciar e criar vínculo com clientes. Várias marcas famosas já usam o Marketing Sensorial como estratégia: Nike, Hotel Tivoli, Any Any, Mitsubishi e até a Luigi Bertolli são algumas das empresas que apostam nos sentidos para cativar os clientes e criar um ambiente único.

Especialmente nesse momento de festas e final de ano, já pensou em diferenciar o ambiente que você administra? Pode ser um escritório, uma recepção ou até uma sala de espera. O olfato, a audição e visão podem ser os aliados do facility manager na criação de um clima festivo.

No caso do Marketing olfativo, uma fragrância é desenvolvida exclusivamente para a marca usar em seus ambientes. O desenvolvimento da fragrância é realizado considerando uma série de fatores: missão do seu negócio, valores da empresa, identidade visual, público-alvo, etc. No entanto, se você não tem um perfumista à disposição, ainda pode tornar o seu ambiente mais acolhedor. Veja as dicas de quais sensações cada aroma transmite:

 

FRESCOR – notas que transmitem a sensação de limpeza, como verbena e capim-limão

 

AQUECIMENTO – A baunilha, a canela e o almíscar são notas quentes, remetem àquele calor aconchegante

 

ENERGIA – os cítricos, sensação revigorante e energizante

 

ESTABILIDADE – notas amadeiradas transmitem sensação de confiança

 

ROMANTISMO – aromas florais trazem uma atmosfera mais romântica

 

RELAXAMENTO – fragrâncias como a lavanda;

 

→ Dica de Facilities Manager: pensando em festas de fim de ano, um aroma de cedro ou pinheiro pode trazer aquela memória afetiva de Natal que todos amam. Já as notas mais “quentes”, como baunilha e canela, aquele conforto do lar.

 

Para explorar a audição nesse último mês do ano, uma boa ideia é criar uma trilha sonora especial. Mas, se você está pensando que eu falo daquelas músicas batidas, que já até viraram piada de final de ano, está muito enganado. As famosas “músicas de final de ano” tem interpretações muito diversas (e atualizadas). É possível montar trilhas com clássicos imortais, como Frank Sinatra, e até sucessos da música pop, como Lady Gaga e Justin Bieber.

 

→ Dica de Facilities Manager: Para facilitar, criamos essa playlist no Spotify que vai agradar todas as gerações e deixar o ambiente que você administra mais festivo. Use gratuitamente aqui e indique músicas.

 

A visão talvez seja o mais trabalhado dos sentidos, mas você já pensou que ela pode impactar na experiência não só física do cliente? Imagine uma decoração de Natal muito bacana, até inusitada. Agora me diga: quantas pessoas você conhece que gostariam de tirar uma foto nessa decoração e postar no Instagram ou Facebook?

É exatamente de presença on-line que eu estou falando! O ambiente que você administra pode ser replicado para milhares de pessoas via internet se o seu público achar que a selfie vale a pena.

 

→ Dica de Facilities Manager: Confira aqui e aqui árvores que são sucesso na internet e se inspire. E veja aqui como o varejo em vários lugares do mundo transformou a decoração de Natal em evento a parte.

 

E, você Facility Manager, tem dicas de como deixar o ambiente que você administra na lembrança dos clientes? Conta pra gente!


Rebeca Vieira - G4S Brasil - Marketing Sensorial

 

Rebeca Vieira é Gerente de Marketing & Comunicação da G4S no Brasil desde 2016, tem formação em Relações Públicas (Univ. do Estado do Rio de Janeiro – UERJ) e MBA em Administração e Marketing (Fundação Getúlio Vargas – FGV). Há 10 anos lidera projetos de Marketing on e off-line em empresas B2B nacionais e multinacionais (Contax, Interfile, Rodobens) com foco em resultados e geração de novos negócios.

 


 

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