Análise de riscos é a base para plano de segurança bem elaborado

Posted by
LinkedIn
Facebook
Facebook
Twitter
Google+
https://blog.g4s.com.br/analise-de-riscos-e-base-um-plano-de-seguranca-elaborado/

A análise de riscos é um dos pontos fundamentais para a elaboração de um plano de segurança.

 

análise de riscos

 

Com base em informações e dados estatísticos é possível elaborar um relatório detalhado sobre as vulnerabilidades de uma empresa, que servirá de base para as orientações sobre os procedimentos a serem adotados durante o processo. 

Tudo deve começar com uma visita técnica de seu possível fornecedor. O objetivo é que ele conheça a estrutura interna e externa da corporação, assim como sua rotina. É importante deixar claro quais e como estão sendo aplicados os recursos de segurança já existentes, a fim de detectar possíveis deficiências, seja no processo, na tecnologia, na estrutura física ou na qualidade dos recursos humanos empregados.

 

Mapeamento e uso de softwares na análise de riscos

 

Tão importante quanto fazer um raio-x da empresa é o mapeamento do seu entorno. Um estudo sobre índices de criminalidade da região e suas vias de acesso vão revelar uma fotografia dos riscos a serem evitados. Essas informações podem identificar ameaças e contribuir para mudar a rotina das atividades de um empreendimento. Com isso, é possível evitar roubos de carga, invasões, assaltos, entre outras ações criminosas.

Para otimizar a solução para o cliente, existem softwares de análise de risco, que geram uma matriz, medindo Probabilidade X Impacto Causado, a partir do registro de todas essas informações.  

Esse software também auxilia no aprimoramento do plano de segurança traçado para a sua empresa, a partir da inserção de dados coletados através do histórico de operação da contratada em outros ambientes com características similares.

Com uma completa análise de risco, é possível entender as especificidades de uma região. Com isso, é possível definir os melhores procedimentos e equipamentos necessários para uma operação de segurança dentro da empresa. São os números que mostram a relevância de se investir em segurança. 

Não se esqueça: informação, tecnologia e equipe bem treinada são a base de um plano de segurança completo.


Leia também:

Os 10 mandamentos da segurança em espaços de grande circulação

Antecipação e histórico de ocorrência: o segredo da segurança


 

A segurança de executivos e colaboradores também depende de uma política interna de segurança bem estabelecida. Baixe nossa planilha e veja o passo a passo para criar a sua: