Antecipação e histórico de ocorrência: o segredo da segurança

Posted by
LinkedIn
Facebook
Facebook
Twitter
Google+
https://blog.g4s.com.br/antecipacao-e-historico-de-ocorrencia-segredo-da-seguranca-patrimonial/

Por Fabio Milani,  Head de Operações de Segurança da G4S Brasil


Vigilância 24 horas monitora acesso aos campi e protege o patrimônio de uma das mais tradicionais universidades do País.

 

Antecipação e histórico de ocorrência: o segredo da segurança

 

Segurança é, há muito tempo, uma das principais preocupações dos brasileiros. Para se ter uma ideia, nada menos que a metade da população sente-se insegura, segundo pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada em março deste ano.

Como não podia deixar de ser, as escolas e universidades também são atingidas por este problema. Muitos pais e responsáveis levam em consideração a segurança promovida pelas escolas e universidades como um dos fatores de decisão na hora de matricular seus filhos.

Furtos, danos ao patrimônio, assédio e abordagem dos alunos por traficantes são alguns dos desafios a serem enfrentados pelos gestores das instituições de ensino. Se antecipar ao problema com medidas baseadas em soluções integradas de segurança, mapeando as situações de risco e suas características principais, adotar processos para minimizá-los e também para demonstrar que existem ferramentas para contenção são ações prioritárias para nós, da G4S.

 

A segurança na universidade

 

A G4S atende várias instituições de ensino, mas em especial uma universidade há mais de 15 anos, monitorando seus campi em três cidades do Estado de São Paulo.

Para manter a tranquilidade de pais e gestores da instituição, contamos com uma equipe técnica especializada, fazendo o controle de acessibilidade de terceiros aos prédios da universidade, que registra diariamente a circulação de cerca de 135 mil pessoas – fluxo equivalente ao de uma cidade de pequeno porte.

Como em todas as operações, o início se deu por meio da realização prévia de uma análise do ambiente de trabalho, buscando identificar as atividades a serem desenvolvidas, os tipos de controles, fluxos e as demandas existentes. Também foi muito importante entender a cultura e as políticas, pontos essenciais para poder desenvolver um trabalho exclusivo e que se encaixe no perfil da instituição. E, acima de tudo, foi fundamental um trabalho investigativo para mapear as ocorrências e, baseado no histórico levantando, realizar um trabalho analítico voltado a saber quais as melhores ferramentas que deveriam ser usadas, e como usá-las, para evitar que voltassem a ocorrer. A equipe da G4S fez o  levantamento técnico de análise de riscos e elaborou um manual de procedimentos para cada função dentro do projeto de segurança.

No entanto, o maior desafio em operações delicadas como uma instituição de ensino é a manutenção do planejado. Para tanto, realizamos treinamentos regulares com todos os envolvidos com o objetivo de manter proatividade da equipe, o cumprimento dos procedimentos estabelecidos, a uniformidade e o comando eficaz na coordenação e supervisão. Um outro alvo do treinamento é garantir que os alunos tenham com o nosso atendimento a mesma experiência que a marca do cliente deseja promover.

A experiência do trabalho de mais de uma década numa mesma universidade faz com que a G4S utilize essa expertise para cuidar também da segurança de escolas de ensino infantil, fundamental e médio, com uma atenção especial para garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes.

Desse modo, mesmo num contexto desafiador, nossa equipe de segurança consegue fazer com que alunos, professores, pais e colaboradores encontrem um ambiente escolar seguro e confiável.

 


 

Fabio Milani é formado em Economia pela FMU e tem mais de 20 anos de experiência na área de segurança. Atuando como gestor desde 2003, hoje é o Head de Operações de Segurança da G4S Brasil, coordenando diretamente 8 regionais, 5 gerentes e mais de 13.000 agentes da área de segurança patrimonial.

 

 


 

Sua empresa já tem uma Política Interna de Segurança? Preencha o formulário e baixe a planilha com o Passo a Passo para criar a sua!