Como criar infraestrutura em ambientes de alta complexidade (Parte 2)

Posted by
Facebook
Facebook
LinkedIn
Twitter
Google+
https://blog.g4s.com.br/como-criar-infraestrutura-em-ambientes-de-alta-complexidade-2/

Confira na segunda parte do artigo as soluções de infraestrutura implementadas pela G4S para multimídia, sonorização e rede de alarmes em um dos maiores sistemas de transporte do Brasil.

 

Infraestrutura para ambientes complexos

 

Multimídia

 

A G4S foi responsável pelo projeto de multimídia da rede de transporte, fornecendo e instalando os monitores de TV nas plataformas das estações, áreas de acesso e bloqueios. Esse circuito é inteiramente interligado por meio de uma rede local, em uma sala de controle.

Servidores centrais de alta capacidade foram instalados no CCO. Eles são responsáveis pela captação e envio das imagens para os servidores alocados em cada estação. Tais servidores alimentam os monitores com mensagens programadas, cujo software permite que a informação seja trocada rapidamente nas mídias sempre que preciso. Isso acontece, por exemplo, em casos de alertas em relação ao funcionamento das plataformas, trens e outras mensagens úteis ao usuário.

Além do fornecimento dos monitores (70 por estação) e servidores (102), a G4S cuidou do projeto de cabeamento, instalação dos monitores e software para controle e atualização das mídias e mensagens transmitidas.

 

Sonorização

 

Para a sonorização, a G4S desenvolveu soluções customizadas, integrando o áudio ao sistema de multimídia. Essa ação exigiu conhecimento especializado.

Para essa integração, a G4S instalou um servidor de áudio no Centro de Controle, além de microfones nas salas de operação nas estações. Também desenvolveu um software flexível que permite a gravação prévia e a programação das mensagens de áudio transmitidas diariamente aos usuários.

O programa permite que a sonorização seja setorizada. Ou seja, o operador consegue transmitir o áudio em áreas específicas, como somente na plataforma de embarque ou somente na área de acesso.

É possível ainda fazer a comunicação por voz em todas as estações de uma única vez, para informar, por exemplo, sobre atrasos de trens, problemas técnicos e intercorrências que atrapalhem o funcionamento da linha.

Uma das preocupações da G4S foi garantir que tanto as mensagens de áudio quanto as de imagens/texto fossem transmitidas pelos monitores e alto-falantes simultaneamente. A ideia é reforçar as informações e atender às necessidades de portadores de deficiência visual.

A G4S forneceu e instalou todos os alto-falantes (20 por estação) e amplificadores de seis estações. Também foi responsável pelo projeto de cálculo acústico, dimensionando a quantidade de equipamentos necessários para a sonorização, garantindo a qualidade do som.

 

Sistema de detecção e alarme de incêndio

 

A G4S foi responsável pelo sistema de detecção e alarme de incêndio, incluindo desenvolvimento de software dedicado, dimensionamento do sistema, cabeamento e instalação dos detectores de fumaça e de temperatura. Houve também a integração da central de incêndio ao SCL, oferecendo agilidade e inteligência na tomada de decisão.

Foram instalados 150 detectores de fumaça, que funcionam totalmente integrados ao SCL. Caso o sistema capte a presença de fumaça, envia o alarme para a central, que permite ao operador identificar rapidamente o tipo de incidente e onde ele está ocorrendo. A partir daí, ele pode mudar a direção das escadas e da ventilação, acionar o sistema de exaustão, fazer bloqueios para evitar a entrada de mais usuários na referida área, acionar equipes, entre outras ações, visando garantir a máxima segurança das pessoas.

O sistema de detecção de incêndio nos espaços comerciais mantidos dentro das estações também foi responsabilidade da G4S. A empresa cuidou do cabeamento e da instalação dos kits de incêndio em cada loja – num total de cerca de 70 lojas – , além de estruturar as respectivas centrais, integradas ao SCL.

 

Trabalho recompensado

 

O projeto realizado comprova a capacidade técnica e operacional da G4S para atuar em projetos amplos e de alta complexidade nos mais diversos segmentos, desenvolvendo soluções de infraestrutura e segurança integradas e customizadas. É um orgulho poder ajudar milhões de pessoas a terem um transporte mais eficiente e seguro no dia-a-dia.

Confira na parte 1 como foram implementados a infraestrutura da Rede Local de Monitoramento e o Software customizado para esse projeto.

 


Leia também:

Baixe o e-book gratuito sobre o futuro de facilities

Os 10 mandamentos de segurança em espaços de grande circulação


A G4S tem a expertise necessária para atender às demandas mais complexas de infraestrutura para tecnologia e segurança. Deixe seu contato para falar com um dos nossos especialistas!

* Esses campos são obrigatórios.