3 formas de divulgar o regulamento interno da sua empresa

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Tão importante quanto definir as regras é assegurar que os colaboradores as conheçam. Confira 3 maneiras de conseguir isso!

 

Como divulgar o regulamento interno

 

Na hora de planejar sua Política Interna de Segurança, definir com clareza as regras é indispensável. Mas o regulamento, sozinho, não resolve os problemas nem minimiza os riscos. Como a segurança interna é uma responsabilidade coletiva, é importante que todos os colaboradores, independente do cargo que ocupam, conheçam as normas e procedimentos e entendam sua importância. Assim, cada um compreende o seu papel e faz sua parte para manter o ambiente mais seguro.

Engajar as equipes em torno da segurança não é uma tarefa simples. Para ajudá-lo nisso, leia a seguir 3 formas de divulgar e reforçar o regulamento interno entre os seus colaboradores!

 

1. Listas, cartilhas e materiais impressos

 

É importante que cada profissional tenha a sua própria cópia dos regulamentos internos de segurança. Com isso, ele pode ter sempre esse material para consulta, seja uma lista completa, uma cartilha ilustrada ou um folheto simples. É importante que esse material esteja escrito com clareza e que cada regra seja entendida sozinha na leitura, sem precisar de explicações extras.

 

2. Eventos e blitz de conscientização

 

Se as regras forem novas ou tiverem passado por uma reformulação, um evento com todos os colaboradores é uma boa forma de apresentar o novo momento. O evento pode trazer palestras de segurança, explicando os motivos por trás das regras, e workshops para reforçar boas práticas. Outra possibilidade é uma blitz lúdica. Uma equipe externa contratada pode fazer uma varredura entre os setores, premiando comportamentos corretos (como a organização da mesa) e reprovando atitudes incorretas (como não usar o crachá). Os prêmios e castigos podem ser simbólicos, como distribuição de adesivos ou acessórios.

 

3. Sinalização e cartazes

 

Lembretes visuais das regras também ajudam a reforçar a necessidade de atitude por parte dos colaboradores. Cartazes lembrando a obrigatoriedade do crachá nas áreas comuns ou a proibição do uso de celulares na planta industrial são ferramentas úteis para incentivar o cumprimento dessas regras.

 

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