Copeiras: quem são e como atuam essas profissionais de facilities

Posted by
LinkedIn
Facebook
Facebook
Twitter
Google+
https://blog.g4s.com.br/copeiras-profissionais-estrategicos/

Profissionais de facilities que atuam em copas e cozinhas desempenham um papel importante na sua empresa. Saiba mais!

 

Copeiras profissionais estratégicos

 

Responsáveis por preparar e servir cafés, sucos, aperitivos e refeições, copeiros atuam em copas e cozinhas de estabelecimentos e setores diversos. Sua atuação pode acontecer em hotéis, indústrias, edifícios comerciais, hospitais, eventos… Mas a importância dos copeiros vai além do café: essa é uma posição que exige profissionais extremamente confiáveis.

 

Perfil do profissional

 

Atuar em copa e cozinha envolve habilidades diversas. Se por um lado é importante que este profissional seja disciplinado e discreto, por outro também é necessário que ele seja ágil e tenha capacidade de tomar decisões. Ao preparar bebidas e refeições, copeiros devem estar cientes de normas de higiene ao tratar com alimentos. Também devem ter sido bem treinados sobre apresentação pessoal e gentileza com clientes e colaboradores da empresa.

Ao servir, esse profissional deve ficar atento a pedidos específicos (como bebidas com adoçante ou aperitivos sem lactose) e também a adicionais (como participantes extras em uma reunião), para agir com eficiência e agilidade, sem interromper ou atrapalhar o andamento do trabalho, evento ou reunião. É a soma das habilidades adquiridas com treinamento e a sensibilidade pessoal das copeiras que garante operações bem sucedidas.

 

Apresentação pessoal e impacto para a marca

 

Assim como profissionais da recepção, portaria e vigilância, copeiros precisam trabalhar uniformizados. Isso ajuda a padronizar e identificar a imagem dos profissionais da empresa. Além disso, essa exigência reforça a necessidade do cuidado com a apresentação pessoal.

Por estarem em contato direto com o público interno e externo da empresa, a forma como a copeira se apresenta impacta diretamente na forma como a empresa é percebida. O fato de esse profissional lidar com alimentos também exige cuidados. Mãos e unhas sempre limpas e cabelos presos são importantes para evitar problemas e constrangimentos.

 

Importância das copeiras na política de sigilo

 

O que torna copeiros diferentes dos demais profissionais de facilities é o acesso que eles têm a informações sensíveis e até mesmo sigilosas. Ao entrar durante uma reunião para servir um café, por exemplo, a copeira pode ouvir ou ler trechos importantes sobre faturamento ou datas de carregamento de produtos. O mesmo acontece com copeiros que participam de eventos corporativos e com profissionais que atuam na própria empresa, circulando entre as mesas de diversos setores. Mesmo sem intenção de dano, copeiros destreinados podem acabar vazando essa informação para colegas ou familiares.

Manter a segurança das informações é tão importante quanto cuidar da segurança do local. Por isso, todos os profissionais da empresa – incluindo as copeiras – devem estar treinados e orientados sobre políticas de segurança e sigilo. A orientação para todos que atuam em contato com informações sensíveis deve ser a mesma: não repassar assuntos do trabalho com pessoas de fora, seja em redes sociais, durante conversas informais ou com outros colegas de empresa que não estejam relacionados ao tópico.

 


 

Leia também:

 

Terceirização como ferramenta de gestão de crise

Por que investir em treinamento para a equipe de jardinagem?

Siga-nos no Linkedin!

 


 

O Futuro dos Facilities já começou. Sua empresa está pronta para isso? Baixe o e-book exclusivo e prepare-se!

 

* Esses campos são obrigatórios.