O que você precisa saber sobre estacionamentos inteligentes

Posted by
LinkedIn
Facebook
Facebook
Twitter
Google+
https://blog.g4s.com.br/estacionamentos-inteligentes/

Estacionamentos inteligentes – com reconhecimento de placas, contagem de vagas e monitoramento remoto – já são uma realidade. Saiba mais sobre eles

 

Estacionamentos Inteligentes

 

A evolução da tecnologia e a automação dos sistemas chegou aos estacionamentos. Soluções para controle de acesso, melhor distribuição de vagas e reforço à segurança do ambiente se tornam cada vez mais acessíveis. Tecnologias que antes estavam disponíveis apenas para grandes empresas, hoje podem ser utilizadas até mesmo em condomínios menores.

Compreender quais opções estão disponíveis é importante para definir as soluções que melhor se adaptarão à sua necessidade. É bom lembrar que, embora os sistemas tornem o processo automatizado, a presença de equipes selecionadas e bem preparadas é essencial para o sucesso completo da operação diária do empreendimento, seja ele comercial, industrial ou residencial.  

 

Estacionamentos inteligentes: tecnologias disponíveis

 

Algumas das principais tecnologias para estacionamentos se referem ao controle de entrada e saída de veículos. Em alguns casos, esse controle de acesso também ajuda a definir a lotação do espaço, contabilizando automaticamente a quantidade de veículos presentes e de vagas disponíveis. As soluções podem reduzir custos com mão de obra, otimizar a circulação de veículos, evitar filas e congestionamentos e aumentar a segurança, diminuindo os riscos de acessos não-autorizados.

 

Leitores RFID – Identificação por radiofrequência

 

Um sistema de leitura baseado em identificação por radiofrequência funciona através da comunicação da cancela com uma tag RFID, presente no carro. Ao identificar, com a aproximação do veículo, quais os dados daquele carro e se ele está ou não autorizado a acessar o estacionamento, as cancelas automaticamente liberam ou barram a entrada, registrando esse acesso no sistema. É uma solução útil para condomínios e estabelecimentos comerciais, que exijam maior controle sobre quais veículos podem circular em cada área.

 

Câmeras com LCR/OCR

 

As câmeras inteligentes, com reconhecimento facial, de voz e de objetos, estão se popularizando cada vez mais. As aplicações são variadas, indo desde olhos-mágicos nas portas até sistemas para controle de acesso.

O OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) e o LPR (Reconhecimento de Placas de Licença) são tecnologias integradas a câmeras e softwares que permitem a leitura das placas, para identificar o veículo e controlar o acesso ao estacionamento. Com esse tipo de equipamento, é possível identificar a presença não-autorizada ou o comportamento suspeito de veículos (como alta velocidade e transporte na contramão) e acionar as equipes de segurança.

 

Integração de sistemas

 

Independente da escolha, é importante que os sistemas estejam integrados à central de controle e monitoramento. Tanto o reconhecimento de placas quanto a leitura da tag RFID funcionam associados a cadastros prévios. O cadastro pode conter informações, por exemplo, sobre os horários de acesso autorizado de cada veículo. Essa é uma solução útil para ambientes controlados que recebem veículos para carga e descarga. Estabelecendo previamente os horários autorizados para a aproximação, é possível configurar os sistemas para permitir o acesso somente nessa janela de tempo.

 

Equipe especializada

 

Mesmo com tecnologias autônomas, é essencial não descuidar da equipe. É indispensável que a central esteja preparada para prestar suporte em caso de dificuldades com o uso dos equipamentos, além de estabelecer contato com a segurança sempre que as câmeras identificarem situações de risco. No local, é interessante manter um colaborador disponível para orientar os usuários.


Leia também:

Como a automação pode auxiliar na certificação Greenbuilding?

Automação como recurso essencial de inclusão de pessoas com deficiência

 

Siga a G4S Brasil no Linkedin!


 


 

Fale com os especialistas da G4S Brasil sobre automação e tecnologia! Preencha o formulário e aguarde o contato: 

* Esses campos são obrigatórios.