G4S ajuda a Localiza reduzir em 20% o custo da limpeza de suas unidades

Posted by
LinkedIn
Facebook
Facebook
Twitter
Google+
https://blog.g4s.com.br/g4-ajuda-a-localiza-reduzir-em-20-o-custo-da-limpeza-de-suas-unidades/

Operadores itinerantes tornam operação da Localiza mais eficiente. Confira a estratégia adotada.

 

Localiza - Gestão de Limpeza

 

Fundada em 1973, em Belo Horizonte (MG), a Localiza é uma rede brasileira de lojas especializadas em aluguel de automóveis. Atuante nas principais cidades e aeroportos do Brasil e também em diversos países da América Latina, a empresa tem 530 agências e mais de 7.000 funcionários.

 

O problema

 

Para garantir a excelência de todos os seus pontos de venda, a Localiza mantinha equipes de limpeza em cada loja. Essa presença acontecia independentemente do tamanho ou do horário de funcionamento. Os altos custos e a baixa eficiência comprometiam a operação de muitas unidades. Esse cenário deixava a Localiza com um desafio de difícil solução. Como reduzir custos sem abrir mão do alto padrão de limpeza?

 

A busca por solução

 

A Localiza procurou uma resposta ao problema com a G4S. Deu-se início a um trabalho de pesquisa para implementar uma solução que atendesse 160 lojas em todos os estados das regiões Sul e Sudeste.

A análise levou em consideração fatores como qualidade da limpeza, mapeamento do espaço de cada loja, horários de funcionamento e disponibilidade de mão-de-obra. Com isso, a G4S apresentou uma estratégia que se revelou muito eficaz.

 

Equipe itinerantes na Localiza

 

A solução foi transformar as equipes fixas em uma rede de operadores itinerantes. Os profissionais passaram a se deslocar entre as lojas de uma mesma região e fazer a limpeza de várias unidades em um único dia. Isso tornou a operação muito mais eficiente. A simplicidade do conceito exigiu um planejamento sofisticado. Além do treinamento dos operadores, foi preciso um trabalho intenso de logística para ajustar o deslocamento das equipes às necessidades das lojas, que puderam escolher jornadas de 4, 6 ou 8 horas de trabalho de limpeza.

Com o planejamento da G4S, que concentrou a operação de todas as unidades, a Localiza conseguiu reduzir até 20% dos custos e preservar a qualidade da limpeza de suas lojas, um dos itens fundamentais do seu reconhecido bom atendimento.

 


 

Leia também:

 

10 razões para usar um aplicativo na gestão da limpeza e manutenção

 

Gestão de facilities: como organizar a logística das equipes?

 

Siga a G4S Brasil no Linkedin!