G4S: segurança e acolhimento no Shopping Metrô Itaquera

Posted by
LinkedIn
Facebook
Facebook
Twitter
Google+
https://blog.g4s.com.br/g4s-seguranca-acolhimento-shopping-metro-itaquera/

Em uma parceria que já dura quase uma década, a operação de segurança lida diariamente com características únicas e os desafios da grande circulação de pessoas

 

Shopping Metrô Itaquera - Vista Aérea

 

Há 8 anos, a G4S é responsável pela operação conjunta de segurança do Shopping Metrô Itaquera. Com alto fluxo de pessoas durante toda a semana, o shopping integra um complexo que interliga empreendimentos diversos, tanto públicos quanto privados, e gera desafios diários para manter a segurança de clientes e lojistas.

Ao longo desses anos, a empresa se deparou com mudanças significativas no local, que também enfrentou a onda de “rolezinhos”, em 2013. Além da inauguração de um estádio de futebol nos arredores – que foi sede de jogos e da abertura da Copa do Mundo de 2014 – e de uma FATEC, o shopping passou ainda por uma expansão que praticamente dobrou o número de lojas e de ABL (Área Bruta Locável). Tudo isso impactou diretamente na quantidade de pessoas que circulam diariamente no local e, consequentemente, na ação dos profissionais de segurança. Confira a seguir um pouco mais sobre essa parceria de quase uma década.

 

Número que desafiam

 

O Shopping Metrô Itaquera está localizado em um bairro paulista com mais de 520 mil habitantes. Trata-se do primeiro grande centro de compras da região. O espaço é integrado com empreendimentos diversos: Um estádio de futebol (Arena Corinthians), uma estação de trem e metrô (Corinthians-Itaquera), uma FATEC (Faculdade de Tecnologia) e um Poupatempo (Unidade Itaquera, a maior do Estado). O shopping também abriga o restaurante do McDonald’s com o maior movimento da América Latina. São mais de 300 lojas, 2 praças de alimentação, 38 fast-foods e 5 restaurantes. O alto fluxo de pessoas nesses pontos se reflete diretamente na circulação do shopping. Durante a semana, passam por lá cerca de 80 mil pessoas/dia. Aos fins de semana, o número salta para 140 mil pessoas/dia. Ao longo do ano, 3,6 milhões de veículos passam pelo centro de compras.

A área de acesso ao shopping também concentra vendedores ambulantes, o que pode afetar a passagem dos clientes. Além disso, problemas de circulação nas linhas de trens e metrôs podem colaborar para a lotação do espaço. Diante desse cenário, a segurança enfrentava desafios significativos. Além de evitar furtos e roubos às lojas, também era essencial controlar tumultos, considerando a quantidade de pessoas envolvidas.

 

Treinamento: proteger e acolher

 

Segurança G4S Shopping Metrô Itaquera

 

A G4S atua em parceria com a equipe administradora do shopping (responsável pelo monitoramento de imagens e alarmes). Hoje, o time de vigilantes no local conta com cerca de 100 profissionais, divididos em postos de liderança, pontos de controle de acesso e sistemas de ronda móvel. A operação foca os esforços em evitar ocorrências, atender o público com acolhimento e sanar intimidações excessivas e desnecessárias, já que se trata de um ambiente de lazer.

O time da G4S que atua hoje no shopping está preparado tanto para evitar conflitos quanto para acolher o cliente. Atualmente, são mais de 40 procedimentos técnicos abordados no treinamento, preparando os times para atuar em situações diversas, tanto de resposta quanto de atendimento e socorro.

Os treinamentos acontecem constantemente, baseados nas ocorrências do shopping e em casos de outros empreendimentos, que geram um aprendizado coletivo. Ocorrências documentadas são utilizadas nos treinamentos, preparando os profissionais para reagir corretamente às situações – mesmo quando a indicação é não reagir.

 

Equipamentos e eficiência

 Segurança G4S - Shopping Metrô Itaquera - Segways

 

Para aumentar o alcance e a eficiência, os vigilantes que circulam nas áreas comuns do shopping utilizam segways – um diciclo que agiliza os deslocamentos. Com isso, multiplica-se por 9 a área coberta para cada profissional. Para os deslocamentos externos, os vigilantes utilizam motocicletas nas rondas. Essas são ferramentas úteis, principalmente quando consideradas as dimensões do empreendimento. 

 

Adaptação às demandas sazonais

 

Segurança G4S Shopping Metrô Itaquera

 

Por suas características únicas, a operação de segurança no shopping passa por algumas mudanças ao longo do ano. Durante os dias de jogos no estádio, o estacionamento do shopping é utilizado com lotação altíssima, gerando uma necessidade de monitoramento e vistorias no local. Da mesma forma, grandes datas do comércio – como Dia das Mães e Dia das Crianças – exigem um aumento no efetivo, para garantir a segurança mesmo com o aumento do fluxo.

 

Parceria consolidada

 

Atuando em momentos cruciais da história do Shopping Metrô Itaquera, a G4S vem ao longo dos anos consolidando-se como parceira da administração. Unindo segurança e conceitos de acolhimento, a atuação da equipe faz a diferença no dia a dia do empreendimento.

 


 

Leia também:

 

G4S ajuda Localiza a reduzir em 20% o custo da limpeza em suas unidades

Jardinagem da G4S Brasil garante segurança na operação do GRU AirPort

 

Siga a G4S Brasil no Linkedin! 

 


A segurança do Shopping Metrô Itaquera já foi tema de um webinar aqui no blog. Preencha o formulário abaixo para acessar a gravação! 

* Esses campos são obrigatórios.