A importância da ISO 9001 para a empresa de facilities

Posted by
LinkedIn
Facebook
Facebook
Twitter
Google+
https://blog.g4s.com.br/iso-9001-para-empresa-de-facilities/

Por Matheus Brêtas, Analista de Marketing da NovoFoco Consultoria


 

ISO 9001 nas empresas

 

Num mercado com muitas empresas ofertando serviços relativamente parecidos, como saber qual possui melhor a qualidade na prestação de serviços? Como garantir que todos os serviços contratados serão entregues da melhor forma?  

Uma solução que pode ajudar (e muito) é procurar uma empresa certificada na ISO 9001. Essas empresas possuem preparo na prestação de serviços e são completamente ágeis e eficazes na solução de problemas.  

Cuidar da limpeza, jardinagem e manutenção de um edifício exige empresas qualificadas e que tenham um senso de organização apurado. Por isso, uma norma de qualidade pode ser um grande diferencial na hora de escolher uma empresa de Facilities.

 

O que é ISO 9001?

 

De acordo com o Inmetro, a ISO 9001 gera diretrizes para a elaboração de um Sistema de Gestão da Qualidade de uma organização. O objetivo da norma é garantir a confiança de que o fornecedor contratado fornecerá, de forma contínua, bens e serviços de acordo com o o que foi especificado no contrato.

Dentre diversas normas de qualidade existentes, a ISO 9001 é a mais popular no mundo. Já são mais de um milhão de empresas certificadas em mais de 170 países. Ela pode ser aplicada em empresas de qualquer tamanho, independente da sua área de atuação.

 

A ISO 9001 e o foco no cliente

 

Toda empresa certificada na ISO 9001 tem o cliente como o foco do negócio. Todos os processos são voltados para satisfazer o consumidor do serviço ou produto oferecido. Por isso, empresas certificadas possui uma baixa taxa de clientes insatisfeitos.

Pesquisa de satisfação e ouvidoria tornam-se ferramentas indispensáveis para empresas certificadas. Elas estão sempre preparadas e treinadas para solucionar as possíveis queixas de seus consumidores.

Além disso, os produtos e serviços oferecidos por uma empresa certificada estão sempre em evolução. As empresas atendem às demandas de seu público e oferecem um valor agregado cada vez maior.

 

Mentalidade de Risco

 

Encontrar uma empresa que está sempre preparada para solucionar problemas, é muito difícil. Alguns Gestores de Facilities ficam apreensivos com serviços terceirizados porque não sabem como a empresa lida com imprevistos.

Outro benefício da norma é a mentalidade de risco! Se você não sabe o que é, a mentalidade de risco é a exigência contida na ISO 9001 que afirma que uma empresa deve prever os possíveis imprevistos que podem prejudicá-la e traçar processos que solucione o problema rapidamente.

Ser um Gestor de Facilities não é uma tarefa fácil. Ter que coordenar diferentes equipes pode ser um trabalho estressante, principalmente quando são empresas terceirizadas. Por isso lembre-se, buscar por empresas com selo de qualidade pode te economizar grandes dores de cabeça.

 


Matheus Bretas - NovoFoco

 

Matheus Brêtas é formado em Administração de empresas pela UFRRJ, com experiência nos segmentos de: SaaS, eventos, consultoria empresarial, tecnologia mobile, turismo e hospedagem. Atualmente é Analista de Marketing na Novofoco Consultoria, empresa especialista em Sistema de Gestão Integrada e Cadastro Corporativo.

 

 


 

 

Saiba mais sobre o Futuro dos Facilities nesse guia exclusivo sobre as tendências do setor:

* Esses campos são obrigatórios.


Leia também:

Como a automação predial pode auxiliar na certificação greenbuilding?