Jardinagem da G4S Brasil garante segurança na operação do GRU Airport

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https://blog.g4s.com.br/jardinagem-g4s-gru-airport/

Com nova organização do efetivo e uso de equipamentos especializados, as equipes de jardinagem da G4S trouxeram mais segurança para o dia a dia do aeroporto

 

Colheitadeira Jardinagem Aeroporto GRU

 

Com área total de quase 14 milhões de metros quadrados, o GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo – opera 24h por dia. Com uma média mensal de 3 milhões de passageiros em 2017, em voos domésticos e internacionais, garantir a operação e a segurança exige atenção aos detalhes e confiança nas execuções.

As áreas verdes de um aeroporto também merecem um olhar mais cuidadoso, principalmente pela segurança. Segundo a ANAC, a vegetação da faixa de pista deverá ser controlada. Nem tão alta que atraia roedores, nem tão baixa que atraia pássaros. Formigueiros e cupinzeiros também devem ser localizados e reparados.

Nesse cenário, a G4S ofereceu ao GRU Airport um suporte indispensável. Ao assumir, em janeiro de 2017, a responsabilidade pela jardinagem do aeroporto, a empresa passou a cuidar de toda manutenção de áreas verdes internas e externas. A empresa trouxe uma nova organização das equipes e coordenou a implantação de um equipamento de alta tecnologia que agilizou a operação.

Com altas expectativas para os próximos anos, a parceria entre G4S e GRU já colhe os primeiros frutos. Confira a seguir algumas das atitudes adotadas:   

 

Divisão das equipes

 

Um dos desafios era organizar a operação, compreendendo melhor quais as necessidades. Para isso, uma análise inicial indicou quais eram os pontos mais críticos. Durante os dois primeiros meses, a G4S estudou e compreendeu quais técnicas deveriam ser utilizadas. Ficou claro que o corte de grama, principalmente próximo das pistas de pouso e decolagem, era um dos pontos que mereciam atenção.

Para cuidar da jardinagem do aeroporto, a G4S distribuiu as equipes em turnos. A operação passou a ser mais confiável e eficiente em todos os níveis. Essa distribuição considerou a criticidade de cada local e, com isso, garantiu maior presença de funcionários onde eles eram mais necessários. Assim, foi possível melhorar o rendimento de todas as equipes.

O turno da noite também tem uma função significativa. Focados em corte de grama nas pistas, essa equipe trabalha ao longo da madrugada.  Enquanto as equipes da manhã realizam as tarefas de refinamento, atendimento de emergências e manutenções preventivas, o turno da noite mantém a grama aparada e as áreas limpas. Ao longo do dia, a grama da rodovia no entorno do aeroporto também passa por manutenção.

 

Colheitadeira

 

Embora no Brasil esse tenha sido o primeiro contrato fechado com aeroportos, a G4S é uma empresa global, com conhecimento agregado em suas atuações no exterior. A solução encontrada pela equipe para o GRU Airport já era utilizada em diversos aeroportos do mundo, como no Reino Unido, em Hong Kong (China) e em Nova York (Estados Unidos). Pela primeira vez, por meio da G4S Brasil, o equipamento foi importado para uso na América Latina.

A solução proposta foi a máquina TRILO, da holandesa Vanmac BV, que corta, recolhe e armazena a vegetação. Depois de importada, a empresa realizou a entrega técnica a um dos engenheiros agrônomos da G4S Brasil, que ficou responsável pelo treinamento dos membros da equipe, que a operariam diretamente.

Essa aquisição é um dos pontos fundamentais da operação no aeroporto. A máquina agiliza boa parte do processo, automatizando tarefas que, antes, eram feitas manualmente. Os cortes já são feitos nas alturas especificadas pela ANAC e ela já recolhe e armazena a vegetação cortada. Com isso, três tarefas são realizadas apenas com uma operação: corte, recolhimento de detritos e armazenamento.

Unindo mão de obra especializada com tecnologia, e reorganizando toda a operação, a G4S agilizou os processos e garantiu ainda mais segurança para os pouso e decolagens do maior aeroporto da América do Sul.

 


 

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