Manutenção predial: definindo o calendário de manutenções

Posted by
LinkedIn
Facebook
Facebook
Twitter
Google+
https://blog.g4s.com.br/manutencao-predial-definindo-o-calendario-de-manutencoes/

Planejar e executar um calendário de manutenções é um ótimo ponto de partida para garantir as boas condições de um edifício.

 

Calendário de Manutenções Preventivas na Manutenção predial

 

Cuidar da estrutura de um edifício exige um trabalho intenso de logística e organização. Quando se trata de conservação predial, o planejamento é uma grande ajuda para garantir que os ambientes estejam sempre em ótimas condições. Embora não seja possível prever quando as intervenções corretivas vão acontecer, é importante contar com um calendário para as manutenções preventivas.

Esse cronograma de ações depende de muitos fatores, principalmente das características de cada prédio. É essencial entender quais os materiais e equipamentos utilizados e também determinar se as condições do local afetam ou não sua conservação. Particularidades do ambiente, como umidade ou poluição, podem alterar a frequência das manutenções e até mesmo indicar a necessidade de reformas. Confira:

 

Manutenções preventivas

 

A manutenção preventiva é toda aquela que acontece em períodos fixos, com a intenção de evitar falhas e acidentes. São ações de checagem, teste e monitoramento, para assegurar que as estruturas e equipamentos do local estão em boas condições, identificando e corrigindo problemas que possam evoluir para situações mais graves no futuro. Alguns itens da manutenção preventiva em prédios envolvem:

 

 

  • Ar-condicionado

 

 

A avaliação dos sistemas de ar-condicionado tem periodicidade variável, dependendo de cada equipamento, capacidade e fabricante. As verificações podem ser semanais, quinzenais, mensais, trimestrais ou anuais. Isso deve ser determinado segundo as orientações descritas no PMOC (Plano de Manutenção Operação e Controle), exigido pela portaria 3.523/MS.

Ambientes críticos, com poeira, umidade, vazamentos e infiltrações, exigem manutenções mais frequentes. Isso também significa, muitas vezes, um aumento inesperado no orçamento, e pode indicar a necessidade de reformas, substituição ou realocação dos aparelhos e até mesmo retrofits no edifício como um todo.

 

 

  • Pintura de superfícies

 

 

A manutenção de pintura depende do tipo de superfície e das intempéries a que ela está sujeita. O desgaste da pintura é maior em ambientes expostos à chuva, calor extremo, umidade e tensão mecânica. Algumas superfícies exigem tratamento mensal de reforço, como faixas de vagas em estacionamentos sem coberturas. Já salas de escritórios climatizadas e sem incidências de umidades ou alagamentos, por exemplo, precisam apenas de manutenções anuais.  

 

 

  • Desinsetização e Controle de pragas

 

 

Tanto a desinsetização quanto o controle de pragas influem na segurança e na saúde das pessoas que circulam pelo ambiente. Além da desinsetização (contra insetos), outras opções de controle de pragas envolvem o combate a ratos, pombos e aracnídeos. Os tipos de aplicação são definidos de acordo com a região e os riscos a que o local está exposto. A periodicidade de aplicação é semestral, mas em locais de grande infestação é necessário realizar uma nova intervenção no mês seguinte ao do primeiro evento.

 

Manutenções corretivas

 

Ao contrário das preventivas, a manutenção corretiva não pode ser planejada. São consideradas manutenções corretivas as intervenções para reparos e restaurações, tanto de equipamentos quanto de estruturas. Manter o calendário de manutenções em dia é uma boa estratégia para diminuir a ocorrência de problemas e situações críticas, evitando deslocamentos e gastos inesperados.  Em alguns casos, as manutenções corretivas podem alterar o cronograma de prevenções. A falha pode gerar um ponto de atenção a ser analisado mais criteriosamente na próxima data agendada, por exemplo, com o intuído de evitar que o problema se repita.

 


Leia também:

 

Por que investir em treinamento para a equipe de jardinagem?

3 regras de ouro para a gestão de facilities

 

Siga a G4S Brasil no Linkedin e fique informado!



 

A G4S Brasil está pronta para atender as necessidades de facilities da sua empresa e pode ajudá-lo a definir o seu calendário de manutenção predial. Entre em contato:

* Esses campos são obrigatórios.