O poder do treinamento customizado (e como isso pode ajudar sua empresa)

Posted by
LinkedIn
Facebook
Facebook
Twitter
Google+
https://blog.g4s.com.br/o-poder-do-treinamento-customizado/

Uma parceria confiável pode ser o diferencial que o seu cliente está esperando. Um treinamento customizado pode te ajudar


Por Renata Gaspar, Gerente de Recursos Humanos da G4S Brasil

 

Treinamento customizado e como ele pode ajudar a sua empresa

 

Independente do setor, uma coisa é certa: uma equipe bem treinada faz toda a diferença na segurança e no sucesso de uma operação. Seja em ambientes simples ou complexos, investir em treinamento é tão importante quanto o recrutamento, a estrutura e o equipamento. Afinal, de que adianta ter um profissional com o perfil correto e o equipamento adequado se ele não tiver sido bem orientado sobre os procedimentos?

Embora algumas preparações sejam comuns a muitas áreas, um treinamento customizado pode ser uma ótima oportunidade de tornar toda a equipe promotora de uma única mensagem. Lembre-se que cada profissional presente na sua empresa, da recepcionista ao presidente, é responsável pelo modo como o cliente te enxerga. Por isso, treinamento (técnico e comportamental) é indispensável.

É fácil entender o motivo. Enquanto a capacitação técnica garante a segurança e a qualidade do trabalho executado, o treinamento comportamental ajuda a transformar a relação entre colegas e clientes. Essa habilidades são complementares e podem ser personalizadas conforme a necessidade de cada empresa.

Principalmente para quem lida com maquinário, equipamentos ou situações de risco, como operadores de máquinas industriais ou auxiliares de limpeza hospitalar, o treinamento customizado deve ser ainda mais intenso. É preciso desenvolver a cada situação um treinamento pensado a partir da necessidade. Deve-se sempre levar em conta as legislações e NRs (Normas Regulatórias) pertinentes a cada atividade.

Treinamento customizado: por que faz diferença?

É preciso sensibilidade para entender que alguns treinamentos podem ir além da função exercida pelo profissional. Vigilantes devem obviamente realizar capacitações ligadas à segurança, mas podem também se beneficiar de outros treinos. Orientações sobre atendimento ao cliente, por exemplo, podem ser úteis, pois eles também têm contato com o público. Da mesma forma, um curso de automaquiagem pode ser interessante para um grupo de recepcionistas em um condomínio com alto nível de exigência. Cada situação exige um entendimento completo do contexto para o planejamento adequado e o preparo dos profissionais.

Manter um relacionamento próximo com o fornecedor é essencial para que esse desenvolvimento funcione. Com uma parceria sólida, as necessidades podem ser percebidas com mais rapidez. Isso acaba gerando um treinamento sob medida e que atende à solicitação. Um parceiro confiável também poderá compreender sua essência e treinar os profissionais com ela em mente.

A quem você está confiando a imagem da sua empresa e de que forma a sua equipe está comunicando isso? Pense a respeito.


Renata Gaspar - Coordenadora de Recursos Humanos da G4S Brasil - Treinamentos customizados

 

Com formação em Fonoaudiologia e pós graduação em Psicologia Organizacional pela PUC – São Paulo. Tem vasta experiência no setor de RH, atuando em empresas como BenCorp, AB Loukia Consulting e Brasanitas, Renata atualmente compõe o time de Desenvolvimento Organizacional da G4S Brasil.

 


Leia também:

Você faz gestão de staff terceirizado ou de embaixadores de sua marca?

3 passos para montar a recepção dos sonhos

Siga a G4S Brasil no Linkedin!


Saiba mais sobre o Futuro dos Facilities baixando o nosso e-book exclusivo! Preencha o formulário e faça o download gratuito: