Prevenção de incêndios ambientais: como a tecnologia pode fazer a diferença

Posted by
LinkedIn
Facebook
Facebook
Twitter
Google+
https://blog.g4s.com.br/prevencao-de-incendios-ambientais/

Sistemas integrados de câmeras e equipamentos especializados podem agir diretamente na resposta e prevenção de incêndios ambientais


Com informações da Sintecsys.


Prevenção de Incêndios Ambientais

 

Em ambientes de alto risco, como indústrias de papel, álcool e cana, agronegócio, parques e espaços com área densa de floresta, a prevenção de incêndios é ainda mais crucial. Por isso, a tecnologia integrada, unindo softwares e equipamentos especializados, é uma aliada indispensável para reduzir perdas ambientais e patrimoniais.

Fatores como materiais combustíveis, áreas amplas e ventos podem tornar incêndios pequenos em grandes queimadas, cada vez mais difíceis de controlar. Nesse cenário, a resposta rápida e precisa aos princípios de incêndio pode fazer toda a diferença para impedir que o fogo se alastre indistintamente.

 

Tecnologia analítica

 

Com sistemas integrados de tecnologia nacional, é possível utilizar câmeras analíticas a favor da prevenção de incêndios. Localizadas em pontos estratégicos e elevados no local, as câmeras analisam constantemente os ambientes. O software inteligente associado é programado para identificar fumaça e pontos de fogo, realizando também uma triangulação entre as câmeras. Dessa forma, o algoritmo desenvolvido informa as coordenadas do foco de incêndio em até 5 minutos a partir do início.

A inteligência desse sistema permite monitorar um raio de até 15 quilômetros de distância, o equivalente a até 70 mil hectares de área. Seu uso pode reduzir em até 90% as perdas ocasionadas por incêndios ambientais.

 

Visão 360º

 

Para garantir proteção total, o sistema utiliza uma torre equipada com ampla e aproximada visão 360º, operando 24 horas. Quando um foco de incêndio é identificado, um alerta é emitido. Um operador da rede de monitoramento checa as imagens e, caso o foco seja confirmado, o corpo de bombeiros é acionado, assim como a equipe interna de brigadistas, caso exista.

Os algoritmos desenvolvidos para a solução e os equipamentos utilizados permitem a independência de sinal externo. Isso assegura e facilita tanto a captura quanto transmissão dos dados.

Prevenção de incêndios

 

Sistemas completos para prevenir incêndios devem ser considerados mesmo em ambientes de menos risco, como edifícios comerciais. Os sistemas de alarme e controle podem estar ligados ao sistema central de automação do prédio. Uma operação completa e confiável, associando alarmes, detectores e planos de contingência, pode fazer a diferença e salvar vidas.

 


Drones podem ser de grande ajuda no monitoramento de grandes áreas e florestas. Eles podem até mesmo ajudar na prevenção de incêndios ambientais. Preencha o formulário saiba mais com o e-book gratuito “O Futuro dos Drones na Segurança”!