Prevenção de Incêndios exige soluções integradas

Posted by
LinkedIn
Facebook
Facebook
Twitter
Google+
https://blog.g4s.com.br/prevencao-de-incendios-solucoes-integradas/

Prevenção de incêndios deve unir mão de obra bem treinada e tecnologia adequada à cada situação. Saiba mais!

 

Prevenção de Incêndios com soluções integradas

 

Incêndios podem ser causados por motivos diversos. Falta de manutenção da rede elétrica, negligência de riscos, questões climáticas, etc. Por isso, para reduzir as chances de acidentes desse tipo é preciso utilizar soluções integradas, que unam tecnologia e pessoas em prol da prevenção.

Legislações locais determinam parâmetros básicos de prevenção de incêndio, mas adequar-se aos padrões legais é apenas um dos pontos positivos de criar uma cultura sólida de diminuição de riscos. Evitar essas ocorrências traz ganhos para a segurança coletiva, tanto patrimonial quanto humana.

Prevenir incêndios exige atuação em duas frentes principais: tecnologia e pessoas. Fazer com que elas atuem de forma conjunta e complementar é um desafio. Mas com know how especializado e conhecimento do setor, é possível alcançar resultados positivos.

 

Sensores e alarmes para prevenção de incêndios

 

Existem diversas soluções de sensores e alarmes disponíveis no mercado. Conhecê-las é parte importante do planejamento. É preciso entender as características de cada local para, assim, encontrar uma solução que se adapte de forma proporcional ao risco existente.  

Entre as opções mais comuns estão detectores de fumaça e sensores de temperatura, que disparam alarmes para a central sempre que identificam um potencial foco de incêndio. Câmeras analíticas capazes de checar o ambiente para identificar princípios de fogo também podem ser utilizadas pela Central de Monitoramento.

Os sensores podem estar associados a sistemas inteligentes de automação predial. Nesse caso, o sistema toma medidas automáticas de segurança (como mandar o elevadores automaticamente para o térreo e desativá-los lá ou disparar alertas sonoros no sistema multimídia, apontando as saídas de emergência). O acionamento das Brigadas de Incêndio e Emergência também podem estar associados ao sistema automático, com um alerta para os responsáveis.  

 

Brigadas de incêndio vs. Brigada de Emergência

 

Frequentemente confundidas, as Brigadas de Incêndio e de Emergência são formadas por grupos diferentes e com funções distintas. A Brigada de Incêndio deve ser formada voluntariamente por colaboradores do prédio e é recomendada principalmente para empresas com mais de 20 funcionários. O tamanho da equipe varia de acordo com o tamanho da empresa. Os membros da brigada devem participar de um treinamento específico, oferecido pelo Corpo de Bombeiros Estadual. Sua atuação é principalmente na prevenção de incêndios, sempre focando em agir rapidamente e orientar os demais colegas.

Já a Brigada de Emergência é formada por um time capaz de atuar em emergências gerais e mais arriscadas. Vazamentos de gás, produtos químicos, inflamáveis ou tóxicos são alguns desses casos. Esse time é especializado em agir em emergências graves, atuando em salvamentos, primeiros socorros, evacuação do local e na contenção dos danos.

Em São Paulo, o Corpo de Bombeiros é responsável tanto pelo cálculo indicativo de quantas pessoas são necessárias na Brigada quanto pelo treinamento oferecido às equipes. Na maioria dos casos, quando os Bombeiros realizam a vistoria para a AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) ou o CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros), já orientam sobre as brigadas. Porém, essa consultoria também pode ser feita por telefone mesmo antes da vistoria obrigatória.

Tanto a Brigada de Incêndio quanto a de Emergência são também responsáveis por acionar o Corpo de Bombeiros municipal. Com isso, sua ação baseia-se principalmente em prevenção e primeiros socorros. O combate aos incêndios deve ser realizado pela equipe de Bombeiros. 

 


 

Leia também:

 

O poder do treinamento customizado (e como isso pode ajudar sua empresa)

Ambientes críticos: como identificar e planejar sua operação de segurança

Siga a G4S Brasil no Linkedin!  


A Tecnologia é uma aliada importante da segurança. Confira nesse e-book um pouco mais sobre como essa parceria faz a diferença! 

* Esses campos são obrigatórios.