Segurança de condomínios: 3 pontos chave para garantir a operação

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Cuidar da segurança é indispensável para qualquer condomínio empresarial. Confira os três pontos principais para esse tipo de atuação!

 

Segurança em condomínios

 

Embora cada condomínio tenha suas próprias necessidades e características, todos eles têm em comum a necessidade de garantir a segurança das pessoas e do ambiente. Por serem locais tão diversos entre si, a operação de segurança deve ser planejada caso a caso, levando em consideração as áreas atendidas, o público, a circulação diária e até mesmo os horários de funcionamento.

Para ajudá-lo a compreender melhor quais os 3 pontos principais que garantem a segurança em um condomínio, preparamos a seguir alguns tópicos que servem de guia e que funcionam em diferentes realidades.

 

Entender o local

 

O entendimento completo sobre o condomínio é o primeiro passo para um bom planejamento – que é a base de toda ação bem sucedida. É válido ressaltar que entender o local é mais do que apenas verificar sua área física. É preciso também conhecer o público, os arredores, o período de atividade e o histórico de ocorrência, por exemplo. Todas as informações sobre o empreendimento são importantes e úteis para criar um panorama geral e é esse conhecimento que garante as melhores decisões possíveis para cada caso. Dessa forma, cada atitude será embasada por informações específicas para a situação.

 

Conhecer as vulnerabilidades

 

Entender as características do local também é essencial para compreender quais as vulnerabilidades enfrentadas. Encontrando os pontos que vão exigir vigilância constante, é possível definir que profissionais e equipamentos serão necessários para proteger cada ambiente. Além das áreas mais críticas – como entradas e saídas de veículos e pessoas -, também é importante compreender que os profissionais de portaria estão expostos a ações criminosas que exigem resposta externa. Por isso, nesses casos é fundamental equipar guaritas e outros ambientes vulneráveis com equipamentos que dêem suporte ao trabalho, como botões de pânico e câmeras ligadas a centrais de monitoramento.

 

Estabelecer as equipes

 

A operação de segurança em um condomínio leva em conta diferentes profissionais, para atuar nos diversos ambientes conforme a necessidade. As equipes podem incluir:

 

  • Vigilantes (armados ou não);
  • Porteiros;
  • Recepcionistas;
  • Operador de Central de Monitoramento;
  • Bombeiro Civil;
  • Entre outros.

 

Para atuar nessa área, os profissionais devem ter boa acuidade visual, ótima percepção e rápida capacidade de resposta diante de riscos. Os treinamentos são indispensáveis para garantir o conhecimento e domínio da função e até mesmo a cordialidade, inclusive para cumprir padrões de qualidade exigidos pelo condomínio.

 


 

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