Garantindo a segurança em meio à crise

Posted by
LinkedIn
Facebook
Facebook
Twitter
Google+
https://blog.g4s.com.br/seguranca-em-meio-a-crise/

Confira quatro estratégias para colocar em prática e garantir a segurança mesmo durante uma crise

 

Garantindo a segurança em meio à crise

 

Em meio a uma das maiores mobilizações do setor de transportes da última década, o país passa por grande dificuldade no fornecimento de combustíveis, alimentos, medicamentos, além de outros diversos insumos básicos. A ação impacta desde o transporte até o funcionamento de instituições como hospitais, supermercados, indústrias e aeroportos. As paralisações que já chegam ao seu nono dia levantam uma preocupação aos administradores: como enfrentar as adversidades para garantir a segurança?

Reunimos aqui um conjunto de estratégias que podem auxiliar os gestores de segurança a alcançar tal objetivo.

 

Tenha um plano de contingência

 

Em uma situação de crise, é importante que a sua operação possua um plano de contingência pré-estabelecido e que possa ser posto em prática rapidamente. Para isto, é necessário que os envolvidos na operação estejam cientes e bem treinados em relação ao seu papel no plano. Contar com um parceiro que possa fornecer um projeto completo, do planejamento a execução com base na experiência e histórico de operação é uma boa alternativa.

 

Invista em tecnologia

 

A segurança patrimonial é uma grande aliada dos administradores. Investir em tecnologia é uma excelente opção para garantir a escalabilidade da segurança em um site. Por exemplo, sistemas de monitoramento podem fornecer maior cobertura com uma equipe mais enxuta, facilitando o processo logístico durante ocasiões como greves do transporte público.

Existem ainda sistemas de inibição de invasões como máquinas de fumaça, muito utilizadas em bancos, programadas para acionamento automático após a detecção de uma invasão. Com isso, a tecnologia age para desnortear e assustar, além de alertar as autoridades impedindo que o invasor complete a ação.

 

Monitoramento remoto com pronta resposta

 

Através do monitoramento via central, seu sistema de segurança ganha escala. Além da equipe alocada você conta com uma equipe remota 24h, sendo possível acionar agentes próximos que chegarão ao local em pouco tempo para a realização uma pré-avaliação da situação e até mesmo acionar as autoridades quando necessário.

 

Pense fora da caixa!

 

Identificar alternativas para alcançar o seu objetivo é muito mais efetivo do que buscar uma solução direta para um problema pontual. Por exemplo, a crise atual é de combustível. Ao invés de buscar apenas uma solução para conseguir gasolina, avalie opções que atendam ao real problema: fazer o seu time chegar ao trabalho. Pensando assim, outras alternativas chegarão: carona compartilhada, combustíveis e veículos alternativos, trabalho remoto, etc.

Uma visão ampla do problema pode proporcionar alternativas muito mais válidas e até mesmo aprimorar a sua operação no dia-a-dia. Afinal, mesmo após a solução do problema inicial, sempre há espaço para refinos e aprimoramentos.


 

Leia também:

Plano de contingência: lidando com o imprevisto para garantir a operação

Siga a G4S Brasil no Linkedin!

 


 

Saiba mais sobre como tecnologia e segurança trabalham juntas! Preencha o formulário e baixe o e-book: 

* Esses campos são obrigatórios.