Segurança Perimetral: o que é e quais as soluções tecnológicas

Posted by
LinkedIn
Facebook
Facebook
Twitter
Google+
https://blog.g4s.com.br/seguranca-perimetral-solucoes-tecnologicas/

Manter o perímetro seguro é um dos objetivos da segurança patrimonial. Confira a seguir algumas soluções possíveis e como a tecnologia pode ajudar

 

segurança perimetral

 

Cuidar da segurança do ambiente exige a associação entre profissionais, tecnologia e inteligência estratégica. Isso porque, principalmente em locais com grande extensão, as soluções podem utilizar tecnologias integradas, como câmeras analíticas e feixes de luz com sensores infravermelho, para garantir a segurança. A Segurança perimetral é responsável por evitar invasões e presenças não autorizadas ao redor da empresa a ser protegida. Assim, barreiras físicas e digitais fazem a diferença na hora de manter o perímetro seguro.

 

Barreiras físicas

 

Mais “tradicionais”, as barreiras físicas consideram ferramentas como muros, cercas e estruturas que impeçam ou dificultem a invasão do espaço. Embora sejam úteis para delimitar as áreas privadas e para desencorajar a presença de invasores, essas barreiras, sozinhas, não conseguem evitar totalmente os problemas. Em ambientes onde não é possível construir muros ou grandes estruturas, essa pode não ser uma solução viável.

 

Barreiras tecnológicas

 

Indicadas principalmente para grandes áreas, como depósitos e complexos industriais, barreiras tecnológicas são aliadas importantes para a segurança perimetral. Ao longo dos anos, cercas eletrônicas com radiofrequência foram muito utilizadas nessa área. O sistema identificava movimentos e disparava alarmes, apontando em qual trecho o movimento foi identificado.

A ocorrência de alarmes falsos, provocados por animais, por exemplo, levou ao desenvolvimento de sistemas mais sensíveis e soluções integradas para a segurança. Cercas que utilizam feixes de luz com infravermelho conseguem identificar com mais precisão o ponto em que os movimentos foram identificados.

Além disso, a integração dos alarmes com um sistema eficiente de câmeras ajuda a evitar deslocamentos desnecessários. Isso é especialmente importante na proteção de grandes extensões de terreno.

 

Câmeras analíticas

 

Quando associadas a softwares personalizados, câmeras analíticas podem ser úteis para tornar os perímetros ainda mais seguros. Isso porque essa tecnologia permite identificar figuras humanas e de animais, além de rostos e placas de veículos.  Com isso, em um ambiente com grande ocorrência de alarmes falsos, uma câmera analítica que só dispare o alerta quando identificar uma presença humana no local pode ajudar a otimizar o tempo da operação.

As imagens podem ser enviadas para uma central de monitoramento remota, deixando a equipe local livre para outras rotinas de segurança, atuando somente quando for de fato necessário.

 


 

Leia também:

 

Como escolher o veículo certo para rondas de segurança?

Código IK e proteção IP: guia para a câmera de segurança ideal

Siga a G4S Brasil no Linkedin!

 


A segurança perimetral é uma das grandes preocupações para Indústria, Logística e Agronegócio. Baixe agora o e-book  “Complexidade da Segurança na Cadeia Produtiva” que preparamos para essa área e confira outras soluções importantes para o setor!  

* Esses campos são obrigatórios.