Em tempo recorde, G4S entrega solução de monitoramento e mobile access

Posted by
LinkedIn
Facebook
Facebook
Twitter
Google+
https://blog.g4s.com.br/solucao-de-mobile-access-case/

Com agilidade e inteligência, a empresa cumpriu o desafio e implantou um sistema com tecnologia móvel para a liberação das portas, além de câmeras e intercomunicadores IP

 

Mobile access - Catracas e portas com liberação mobile

 

 

Diante de uma mudança iminente, prestes a transferir todo o seu administrativo para uma nova sede, a empresa – uma multinacional do setor de alimentos – encarava uma questão: como garantir a segurança e o controle de acesso dos colaboradores em tão pouco tempo? Com um prazo curto e altas expectativas, o projeto foi confiado à G4S, que abraçou o desafio e comprometeu-se com a qualidade do serviço e a agilidade na entrega.

 

Tempo recorde

 

Com apenas 30 dias para definir o projeto e implantar os sistemas, a G4S precisou ser ágil e criativa. Normalmente, esse período é utilizado para compra e importação dos materiais e equipamentos, sem considerar o tempo de transporte, instalação e testes. Sem tempo hábil para um projeto comum, foi necessário que toda a equipe envolvida encontrasse uma solução confiável e de pronta entrega, que pudesse ser transportada e instalada sem atrasos no cronograma. Encontrar essa solução exigiu conhecimento prévio das características de cada fornecedor, além de ser decisivo contar com um parceiro confiável.

 

Mobile Access

 

Uma das principais necessidades desse cliente era controlar o acesso a algumas salas específicas do prédio. Havia um problema de padronização, em que os colaboradores de cada unidade tinham seus próprios crachás e sistemas de acesso, diferentes dos utilizados no prédio em questão (que seguia o padrão internacional da empresa). Outro problema recorrente era o esquecimento dos crachás, resultando em cartões temporários e autorizações manuais para o acesso. Para agilizar o acesso de visitantes de outras unidades e o intercâmbios de colaboradores para reuniões e visitas ao prédio, a solução encontrada foi a Mobile Access, da HID.

Com um sensor instalado em 14 portas estratégicas, espalhadas pelos 4 andares do prédio, o sistema utiliza um receptor de sinal bluetooth para realizar a liberação. Basta o colaborador autorizado baixar o aplicativo enviado pela gestão e aproximar o celular do sensor para acessar a sala. Com um simples movimento do pulso (“twist & go“), o sensor identifica a autorização e libera a porta. O sistema também pode ser acionado via Apple Watch, conforme a preferência do colaborador.  

Inovador, o Mobile Access permitiu que colaboradores de áreas e unidades distintas utilizassem a mesma solução de acesso, sem necessidade de portar ou produzir novos cartões e crachás. A solução também reforça a tendência de segurança mobile, que utiliza algumas das principais tecnologias em desenvolvimento no mercado.

Todo o sistema é controlado através de um único software integrador, o AMAG Symmetry. Com ele, todas as portas e pontos de acesso podem ser visualizados em uma única tela. Isso permite uma visão ampla e completa sobre o fluxo de entrada e saída em cada local. Desenvolvido por especialistas de segurança, o Symmetry é decisivo para que o sistema de mobile access seja utilizado de forma eficiente pela empresa.

 

Câmeras e intercomunicadores IP

 

Além do acesso às salas, também era necessário encontrar uma solução para o acesso ao prédio. Sem catracas ou portaria, o fluxo de entrada é controlado em dois pontos do edifício, utilizando intercomunicadores IP e um sistema de câmeras. Os dois intercomunicadores externos se ligam a  uma única central. Nela, o porteiro responsável se comunica com os colaboradores e visitantes e checa as imagens em tempo real. Assim, a autorização da entrada ao local é feita unindo tecnologia e ação humana. Ao todo, o projeto conta com 3 intercomunicadores IP e 19 câmeras, também gerenciados pelo sistema AMAG Symmetry.

 

Sucesso e parceria

 

Com a solução definida e instalada com sucesso em 30 dias, o cliente pôde realizar sua mudança sem problemas. Todos os funcionários foram realocados no novo prédio no tempo previsto. As soluções integradas e em pleno funcionamento, conforme proposto no projeto.

 


Leia também:

 

G4S: segurança e acolhimento no Shopping Metrô Itaquera
Siga a G4S Brasil no Linkedin!

 


Tecnologia e segurança andam juntas para garantir ambientes cada vez mais seguros. Veja como os drones estão mudando as operações nesse e-book exclusivo da G4S!