Solução total da G4S leva mais tecnologia e eficiência para o WTC

Posted by
LinkedIn
Facebook
Facebook
Twitter
Google+
https://blog.g4s.com.br/solucao-total-da-g4s-leva-mais-tecnologia-e-eficiencia-para-o-wtc/

Soluções completas de tecnologia geram eficiência na operação

 

Solução da G4S leva tecnologia e eficiência para o World Trade Center São Paulo

 

Fundado em 1995 em São Paulo, o World Trade Center é considerado um dos mais completos complexos empresariais da América Latina. O complexo reune em um só local os melhores serviços nas áreas de hotelaria, eventos, decoração e business. Marca mundial presente em mais de 100 países, o WTC é sinônimo de solidez, sendo um importante fomentador de negócios e de desenvolvimento econômico.

O complexo de 200 mil m² é formado pela WTC Tower, uma torre de escritórios com 25 andares, que recebe em média duas mil pessoas diariamente; o WTC Events Center; o D&D Shopping, um dos maiores centros de decoração da América Latina, com de 24 mil m² e mais de 95 lojas, por onde transitam cerca de 500 mil pessoas/mês; e o Sheraton São Paulo WTC Hotel, referência em hotelaria de luxo.

 

Solução integrada

 

O WTC estabeleceu uma parceria a G4S em 2002, com serviços de limpeza. Graças aos resultados obtidos, o escopo do trabalho aumentou e incluiu uma ampla gama de serviços, em todo o complexo.

A G4S cuida hoje da recepção, vigilância e segurança, dos equipamentos eletrônicos, portaria, bombeiros e limpeza, envolvendo mais de 100 profissionais. São atividades que exigem especialização, logística, equipes de TI, tecnologia de ponta e, não menos importante, qualidade de atendimento e apresentação, uma das referências do WTC-SP.

 

Central de Segurança

 

Como responsável pela segurança no WTC-SP, G4S opera a central de monitoramento de todo o complexo,  administra o acesso da torre e faz a vigilância do estacionamento, além de manter uma equipe completa de bombeiros.

 

Renovação tecnológica

 

A longa parceria da G4S com o WTC-SP só é possível por que todo o processo é atualizado constantemente, sejam na implementação de novas técnicas ou na modernização tecnológica.

Para aumentar a eficiência do monitoramento, por exemplo, a G4S realizou um upgrade na central de monitoramento, que já operava com sistema de CFTV, mas necessitava ser atualizada.

O objetivo era monitorar e registrar todos os ambientes internos e externos da torre de escritórios e D&D Shopping  (acessos às garagens, pedestres, veículos, docas, áreas de carga e descarga, perímetros e entre outros), a fim de gerenciar e atuar de forma preventiva.

Realizado o diagnóstico, a G4S desenvolveu um trabalho que contemplou a substituição das câmeras instaladas na central por uma tecnologia 360º. Além de levar mais segurança, são mais eficientes, pois cobrem uma área maior com menos equipamento.

Também foram utilizados sistemas de infravermelho para identificar a movimentação em áreas com pouca luminosidade e câmeras com tecnologia speed dome, que graças ao zoom elevado, permitem visualizar placas de carros e rostos a uma grande distância.

Essa tecnologia faz uma enorme diferença na agilidade das equipes e aumentou o monitoramento nos chamados postos de sombra, que não dispunham de uma visão completa do entorno do complexo, inclusive no estacionamento.

 

Equipes com Segway

 

Para garantir a eficiência das rondas e agilizar os atendimentos, a G4S equipou as patrulhas com novos recursos, como o Segway. Trata-se de um diciclo que facilita o trabalho das equipes que cuidam da segurança, aumentando a mobilidade das rondas no estacionamento e nos pisos térreo e superior.

O veículo permite uma cobertura de área de até nove vezes maior do que a ronda a pé. Além disso, não polui e permite manobras e giros 360º.

Além do Segway, são utilizadas motos para aumentar a eficiência das rondas e agilidade do trabalho dos vigilantes.

 

Limpeza: operação estratégica

 

A limpeza é uma área estratégica no WTC-SP. Afinal, é uma operação que influencia na percepção de valor do cliente e impacta a saúde e bem-estar dos frequentadores. A G4S treina suas equipes em aspectos como comportamento pessoal, atendimento ao cliente, técnicas de limpeza, liderança e segurança do trabalho. Esse treinamento faz toda a diferença, uma vez que a G4S cuida da  torre de escritórios, garagem e D&D Shopping.

A higienização das vidraças externas do Sheraton Hotel (16 andares), da torre de escritórios (26 andares) e do D&D Shopping (3 andares) também faz parte do escopo de trabalho da G4S no complexo. Um trabalho extremamente especializado e cauteloso, que pode demorar até 90 dias para percorrer todo o complexo.

Na torre e no D&D Shopping, o trabalho envolve a limpeza de áreas comuns, como hall, corredores, escadas, elevadores, docas e locais de carga e descarga, banheiros, praças de alimentação e boulevard, por onde transitam quase 600 mil pessoas por mês e que esperam um alto padrão de qualidade. Somente na parte de banheiros são 265 boxes, entre torre e shopping.

 

Aplicativo para controlar consumo

 

Com o objetivo de aprimorar a gestão da limpeza na área dos banheiros da torre de escritórios, a G4S criou um aplicativo inovador.

A partir do celular, os auxiliares de limpeza que atuam nos banheiros abastecem o aplicativo, informando todos os detalhes da operação. Entre as informações estão hora e duração da limpeza, quantidade de material utilizado e em reposição, tempo de permanência em cada sanitário, relatos de problemas como entupimentos ou vazamentos nos sanitários, etc.

Os dados são enviados para o responsável pela área de facilities, que utiliza as informações para analisar o consumo de materiais, como papel higiênico, toalhas e sabonete, podendo assim realizar ações e campanhas para redução do consumo desses itens. Ele também pode agir mais rapidamente para resolver problemas de vazamentos ou entupimentos.

O aplicativo também traz o cronograma de tarefas que os auxiliares de limpeza precisam realizar nos sanitários da torre, agilizando o processo (que deixou de ser manual) e aumentando a produtividade.

 

Equipamentos mais produtivos

 

O uso de ferramentas de alto desempenho pela G4S melhorou os índices de produtividade na limpeza em todo o complexo. Varredeiras tripuladas limpam os 1.000m2 de pisos a cada hora, e lavadoras de carpete removem sujeiras por suspensão, higienizando com mais profundidade e rapidez.

Na área de banheiros, a G4S também inovou. A empresa implementou o ICS – Sistema Integrado de Limpeza, que garante a limpeza mais eficiente de sanitários, pois permite a aplicação do produto diluído nas superfícies e seu enxágue de forma automática. Sua aplicação é feita por pulverização, reduzindo o consumo de água e tempo de limpeza. O sistema é utilizado na higienização dos sanitários do WTC Tower e do D&D Shopping.

 

Benchmark

 

A integração entre recursos tecnológicos e pessoas especializadas tem se mostrado uma estratégia bem-sucedida da G4S no atendimento ao WTC-SP.

Como consequência, a G4S já estabeleceu parceria com outro importante centro de negócios na mesma área geográfica. Trata-se do Centro Empresarial Nações Unidas (CENU), um complexo comercial localizado na mesma região, com mais de 200 mil m2 de área construída, incluindo centro comercial e três torres, que escolheu a G4S para fornecer as soluções integradas de segurança, vigilância e limpeza.

A longa parceria com o WTC-SP é o reconhecimento de um trabalho consistente, que tem acompanhado a evolução das necessidades do cliente, integrando alta tecnologia e mão de obra especializada na busca por novas soluções, a fim de garantir a qualidade mundial que caracteriza o World Trade Center.

 


 

Leia também:

Tecnologia aprimora segurança, atendimento e sustentabilidade no TJ-RS

G4S ajuda Localiza a reduzir em 20% o custo da limpeza de suas unidades

 


 

Baixe agora o e-book “O Futuro dos Facilities Já Começou”! Preencha o formulário e faça o download gratuito!