Tecnologia aplicada a Facilities: práticas para um processo mais barato e eficiente

Posted by
LinkedIn
Facebook
Facebook
Twitter
Google+
https://blog.g4s.com.br/tecnologia-facilities-barato-eficiente/

Cada vez mais, a tecnologia se integra ao dia a dia de todos os setores. Nos facilities não é diferente: novos produtos, robôs e sistemas de automação estão transformando a área, diminuindo custos e aumentando a produtividade.

 

Carrinho tecnologia Facilities

 

Selecionando algumas tecnologias já disponíveis que dão um verdadeiro salto de produtividade e eficiência. Conheça mais sobre as ferramentas disponíveis e como aplicá-las na sua realidade.

 

Equipamentos que aumentam a capacidade da equipe

Nem sempre é necessário utilizar equipamentos sofisticados para ampliar a capacidade de resposta das equipes. O simples fato de substituir o fio elétrico por uma bateria em um aspirador de pó, por exemplo, já triplica a produtividade do funcionário.

Outras soluções mais sofisticadas também trazem ganhos de produtividade, sistemas de aspiração de grande capacidade substituem o trabalho de até 10 pessoas na função de varredura, varredeiras tripuladas limpam 1.000m2 de piso frio a cada hora, recolhendo resíduos e aplicando produtos químicos simultaneamente e lavadoras automáticas promovem secagem rápida para manutenção de pisos em locais muito movimentados.

Além da maior velocidade, há ganhos na qualidade do resultado: lavadoras de carpete removem sujeiras com uma técnica de suspensão, higienizando com mais profundidade e rapidez.

Na manutenção de áreas verdes, pode-se utilizar para o corte de relva desde um pequeno cortador de grama (indicado para pequenos jardins) até um trator com um implemento de corte e recolha automática de grama, com produção de 30.000 metros/hora. Nesses casos, além do ganho de produtividade, há maior segurança para quem opera.

 

Robôs em facilities

Se um equipamento mecânico multiplica o desempenho e a produtividade, imagine o que robôs podem fazer! Usado como um recurso suplementar para os funcionários, os robôs aumentam a produtividade das equipes de limpeza, eliminando a necessidade dos

trabalhadores realizarem muitas tarefas simples e repetitivas, liberando-os para que se concentrem em demandas de alta prioridade, complexas e delicadas – como limpeza e desinfecção de áreas sensíveis.

Enquanto para uso doméstico aspiradores e cortadores de grama autônomos e robôs limpadores de vidros e piscinas já podem ser adquiridos em qualquer loja do ramo, a indústria de serviços ainda não integrou completamente a robótica em grande escala.

Nos últimos anos a presença de robôs ou equipamentos automatizados/autônomos tem crescido exponencialmente e pode-se afirmar que já configuram o futuro da limpeza comercial.

Grandes edifícios como escolas, hospitais, aeroportos, ginásios esportivos e shopping centers precisam de seus pisos limpos diariamente. Nestes casos, a inovação impacta principalmente na produtividade, na qualidade do trabalho, na agilidade e na segurança.

A tecnologia está se aprimorando rapidamente: equipamentos automáticos limpam uma fachada de vidro quinze vezes mais rápido que um operador e podem utilizar métodos de menor impacto ambiental, como gelo seco, água desmineralizada ou soluções especiais de água com enzimas – além de recolher e reutilizar os produtos e destinar adequadamente os resíduos.

Robôs podem operar mesmo em condições climáticas severas (frio, vento, chuva) e em ambientes perigosos ou de atmosfera agressiva – o que resulta em menos afastamentos por motivo de saúde.

Sem a presença de pessoas, um robô pode desinfectar espaços contaminados em poucos minutos por meio de pulsos de luz UV, reduzindo o uso de limpadores químicos. Eles possibilitam a inspeção e limpeza remota de tubulações, dutos de ar condicionado e outros locais de difícil acesso.


Leia também:

MÉTRICAS EM FACILITIES: COMO MEDIR A QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA?

NPS: PESQUISAS DE SATISFAÇÃO COMO FERRAMENTAS PARA A QUALIDADE

Siga a G4S Brasil no LinkedIn!

 


Preencha o formulário para baixar gratuitamente o seu e-book sobre o futuro dos Facilities! Faça o download gratuito: