Como a tecnologia pode ajudar na redução de insumos

Posted by
LinkedIn
Facebook
Facebook
Twitter
Google+
https://blog.g4s.com.br/tecnologia-na-reducao-de-insumos/

Reduzir o consumo de recursos tem impactos ambientais, financeiros e na qualidade da operação. Veja onde soluções customizadas podem fazer a diferença!

 

Redução de Insumos com tecnologia

 

Controlar e otimizar o consumo de recursos é um desafio para empresas e indústrias de todos os portes. Encontrar maneiras de reduzir os insumos traz resultados significativos para muitas áreas, afetando qualidade, orçamento e impacto ambiental, o que abre portas para certificações e selos internacionais. A tecnologia pode ser uma aliada decisiva nesses casos. Aplicativos e softwares desenvolvidos em soluções personalizadas repensam processos e encontram respostas criativas para cada necessidade. Confira a seguir três possibilidades:

 

Redução do consumo de papel

 

Para desenvolver uma solução adequada, é preciso entender como o consumo acontece. Procedimentos em que o papel é usado temporariamente – como uma coleta de dados que será digitalizada ou um formulário de inscrição que será descartado após um evento – são boas oportunidades de reduzir o consumo. O desenvolvimento de aplicativos mobile ou plataformas online pode ser um bom substituto para esses casos, gerando uma economia de papel que pode chegar a 70%.

 

Redução do consumo de água

 

Novamente, compreender os processos realizados por cada empresa é o ponto de partida para desenvolver a solução. Identificar como e quando o consumo da água acontece (como lavagem de pátios, higiene das mãos e uso dos sanitários) ajuda a encontrar pontos de melhoria no processo. É possível, por exemplo, personalizar um aplicativo para a equipe de limpeza, que ajude a identificar espaços que não precisam de lavagem constante (considerando fluxo de pessoas e frequência dos processos). Sistemas automatizados nas torneiras também pode ser uma ferramenta útil para controlar o consumo.

 

Redução do consumo de eletricidade

 

Com cada vez mais equipamentos e sistemas dependentes de eletricidade para seu funcionamento, otimizar o consumo pode ter um impacto importante no saldo de cada mês. Investir em equipamentos inteligentes de automação predial, que possam ser personalizados para funcionar apenas durante um período do dia, ajuda nisso. Outras possibilidades são o uso de câmeras analíticas e sensores de presença que liguem os sistemas conforme a demanda – com isso, é possível por exemplo ligar os sistemas de ventilação apenas quando houver pessoas circulando por aquele local. Assim, os sistemas não se sobrecarregam e não ficam ligados sem necessidade.

 


 

Leia também:

 

O que você precisa saber sobre estacionamentos inteligentes

Tendência mobile: segurança na palma da mão

Siga a G4S Brasil no Linkedin!

 


 

A tecnologia é uma forte aliada para a segurança. Baixe o e-book “Tecnologia à serviço da segurança” e saiba mais:

* Esses campos são obrigatórios.