Tendência mobile: segurança na palma da mão

Posted by
LinkedIn
Facebook
Facebook
Twitter
Google+
https://blog.g4s.com.br/tendencia-mobile-na-seguranca/

Tecnologia presente em celulares e tablets é cada vez mais popular. Confira algumas tendências do uso do mobile na segurança!

 

Tendências mobile na segurança

 

A praticidade do uso dos smartphones e tablets se torna mais popular a cada dia. Se antes, transferências e pagamentos só podiam ser feitos na agência bancária, hoje as transações online passam de 72% no país. Estima-se que mais de 30% da população mundial tenha acesso a smartphones conectados à internet. No Brasil, a expectativa é de 236 milhões de aparelhos mobile em uso até o final de 2018. Por aqui, até mesmo a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) passará a ter uma versão digital para celulares.

O barateamento dos equipamentos e a popularização desse tipo de tecnologia criou uma nova cultura entre as pessoas. Com a facilidade do acesso e a familiaridade com as ferramentas, cada vez mais serviços criam versões mobile, tentando suprir a demanda do público. O mesmo aconteceu com a segurança, que já apresenta tendências interessantes no setor.

 

Autonomia total, mesmo à distância

 

Aplicativos de celular integrados aos sistemas de segurança e de alarmes podem dar ao gestor um controle melhor da logística e funcionamento de uma empresa. Isso é especialmente útil para gestores de grandes redes de varejo: é possível checar, no celular, quais lojas foram abertas e em qual horário, bem como verificar se os sistemas de alarme foram acionados. O gerente responsável por cada loja também pode ativar ou desativar os sistemas apenas com aplicativos, mediante senhas ou códigos de uso pessoal.

 

Imagens em tempo real com baixo tráfego de dados

 

Tanto no monitoramento de empresas quanto no residencial, sistemas de imagem que transmitem em tempo real para os celulares são uma tendência.  Com acesso na palma da mão, as imagens podem ser transmitidas com baixo tráfego de dados e auxiliar na tomada de decisões rápidas em caso de ocorrências. Existem sistemas de monitoramento integrado em que já é possível exportar as imagens direto para outros aplicativos existentes, como o WhatsApp.

 

Controle de acesso: QR code no celular

 

Uma das tendências melhor aproveitadas atualmente é o uso de celulares para controle de acesso, sobretudo em edifícios comerciais. Autorizações de acesso podem ser autorizadas via aplicativo, que gera um QR Code para liberar o acesso através da leitura do código na catraca. Esse foi um dos destaques da ISC Brasil 2018, como você pode conferir neste artigo.

 

A questão cultural do mobile

 

Embora as tecnologias já existam e o celular já seja bem aceito por boa parte da população, algumas questões culturais ainda impedem a implantação em larga escala. E, por isso, precisa de um trabalho forte em treinamento e desmistificação. Diante das tendências de comportamento e da rapidez com que as mudanças são absorvidas pelo mercado, é possível prever que em breve a segurança e o mobile estarão ainda mais unidas, integrando controle, acesso e portabilidade.

 


Leia também:

10 razões para usar um aplicativo na gestão da limpeza e manutenção

Inteligência Artificial na segurança: o que vem por aí

Siga a G4S Brasil no Linkedin! 


Saiba mais sobre como a tecnologia pode ser um aliada da segurança nesse e-book exclusivo: “TECNOLOGIA A SERVIÇO DA SEGURANÇA”

* Esses campos são obrigatórios.