Novas tendências em escritórios

Posted by
LinkedIn
Facebook
Facebook
Twitter
Google+
https://blog.g4s.com.br/tendencias-escritorios-facilities/

O gestor de facilities precisa estar atento às novas tendências em ambientes corporativos 

 

tendências em escritórios

 

Escorregadores, videogames e pufes: startups e gigantes da tecnologia são famosos por escritórios irreverentes. Esse tipo de espaço vem ganhando adeptos em áreas mais tradicionais, modificando a dinâmica da organização de escritórios.

Empresas buscaram soluções para trazer resultados positivos para integração dos funcionários e aumento de produtividade. O gestor de facilities deve estar atualizado com as demandas de gestão e organização. Pensando nisso, separamos algumas tendências que têm transformado a forma de gerenciar escritórios.

 

Reorganização do espaço de trabalho

Pesquisas detectaram que quando as pessoas se encontram mais durante o trabalho a chance de colaboração em projetos é maior. Isso contribui para integrar a equipe e aumentar a produtividade.

Pensando nisso, empresas estão projetando escritórios que maximizam esses encontros. O que envolve salas mais abertas e políticas que estimulam o uso de diferentes espaços pelos funcionários. 

Entre as ações está a abolição da mesa fixa: você pega o seu notebook e senta onde preferir – os colaboradores podem explorar diferentes espaços do local de trabalho e cada dia estarem acompanhados de pessoas de setores diferentes, integrando áreas e aumentando a colaboração.

Ao reestruturar o espaço de trabalho, algumas empresas estão transformando escadas em salas de reunião e trocando escrivaninhas por mesas móveis, que podem ser combinadas de acordo com a necessidade da equipe. 

 

Redução do impacto ambiental 

Com a colaboração de seus funcionários, empresas estão encontrando soluções para reduzir o impacto ambiental. A partir de treinamentos sobre consciência ambiental, os colaboradores aprendem a reduzir a produção de lixo e economizar água. 

É preciso estar atento também a parceiros e fornecedores, especialmente de empresas de terceirização. Os funcionários terceirizados estarão presentes no dia a dia e influenciarão diretamente os gastos de água, energia elétrica e lixo.

A terceirizada deve de estar a par de boas práticas que contribuem para o melhor aproveitamento dos recursos e como implementá-las na empresa.

 

Ambientes pet friendly 

Permitir animais de estimação no escritório é uma prática que vem se tornando cada vez mais comum. Especialistas apontam dois benefícios da ação: ajuda a integração e reduz o estresse dos funcionários.

Os animais promovem encontros entre colaboradores de diferentes áreas durante o expediente, melhorando a integração no escritório. Ao mesmo tempo, o dono não precisa se preocupar em deixar o animal sozinho em casa.

Os pets também são ótimos contra o estresse. Segundo um estudo da Universidade da Virginia Commonwealth, funcionários que levam cachorros para o trabalho produzem menos hormônios relacionados ao estresse. No trabalho, funcionários que trouxeram animais tiveram uma redução de 11% nos níveis de estresse durante o dia, enquanto os demais observaram um aumento de 70%.

 

Vale lembrar que cada tendência precisa ser adequada à cultura da empresa, e sua execução tem de ser bem planejada. É importante, antes de qualquer implementação, que o gestor de facilities converse com colegas que já tenham passado pela experiência e visite seus locais de trabalho. Assim é possível avaliar concretamente os desafios e vantagens práticas de cada ação.

 


Leia também:

MÉTRICAS EM FACILITIES: COMO MEDIR A QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA?

TECNOLOGIA APLICADA A FACILITIES: PRÁTICAS PARA UM PROCESSO MAIS BARATO E EFICIENTE

Siga a G4S Brasil no LinkedIn!

 


Preencha o formulário para baixar gratuitamente o seu e-book sobre o futuro dos Facilities! Faça o download gratuito: